quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FAZ TEMPO HEIN...RIO DE JANEIRO!


A última vez foi em 2000, com o Vasco da Gama pela copa João Havelange. Já se passaram quase dez anos, e um time carioca não venceu mais o Campeonato Brasileiro.

O Flamengo de tantas glórias, detentor de cinco títulos nacionais, 80/82/83/87/92. Vale resaultar que o titulo de 1987, foi um pouco conturbado. Na época o Brasileirão foi divido em dois módulos. O verde que foi chamado de Copa União, que foi vencida pelo Flamengo e o modulo amarelo que era a Copa do Brasil vencida pelo Sport da Bahia. Depois das fases iniciais, os campeões de cada modulo se enfrentaram e o time baiano saiu vencedor. Mas a FIFA, entidade maior do futebol, reconhece o Flamengo como campeão deste ano.

Enfim, há dezessete anos o Flamengo não levanta a taça. Em 2008, terminou o campeonato na quinta colocação.

Foi o melhor carioca na competição. O Botafogo - campeão de 95 - ficou logo atrás, na sétima colocação; Fluminense - campeão de 84 - chegou em décimo quarto, mas, nada se compara ao Vasco. Com apenas quarenta postos ficou em décimo oitavo na tabela e foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Vasco que possui quatro títulos nacionais: 74/89/97 e 2000.

No total, os clubes do Rio de Janeiro juntos possuem onze títulos, criado em 1971.

Agora em 2009, a situação não esta na da fácil de novo. O Flamengo esta na décima primeira posição com 31 pontos. Já o Botafogo, com vinte e três pontos, ocupa a décima oitava posição e o Fluminense está na lanterna com apenas dezessete pontos. Na Série B do Brasileiro, o Vasco está na vice-liderança com quarenta e três pontos.

Isso me deixa muito intrigado, como clubes tão vencedores podem ter uma caída de rendimento assim? Quase dez anos sem ganhar o Brasileirão. E nem sonhar com ele praticamente.

Fazendo uma pequena observação, tudo isso se dá pela falta de planejamento das diretorias desses clubes. Porque não é feito um planejamento há longo prazo para recuperar essas equipes?

Com a recuperação dessas equipes todo o futebol vai ganhar e teremos times fortes. O Campeonato Brasileiro, hoje já ovacionado pelo mundo e exibido em 157 países, poderá ser considerado um dos melhores em termos de nível técnico. Porque se é daqui que saem os melhores jogadores...só faltam agora as melhores equipes.



por: Marcos Paulo

2 comentários:

  1. Primeiramente, vou parabenizá-los pelo blog que está muito legal, vou acompanha-lo sempre já que preciso me informar mais sobre futebol. Aliás, cadê o post do São Paulo hein? Estão me devendo, rs.
    Devo dizer que realmente o Rio está perdendo o prestígio no futebol brasileiro, uma vez que já foi considerado a terra do futebol. Depois dizem q paulista não entende nada de samba e nem de bola. E o que dizer de um time tradicional como o Vasco estar na segundona? E o time com a maior torcida do Brasil também não está nada bem. Vai entender...
    Bom parabéns pela iniciativa e visitem lá os meus blogs http://agarotaurbana.blogspot.com/ e http://www.bastaeu.blogspot.com/.
    Bjos p/ todos. Ah e eu sou a Joyce da sala,só pra vcs saberem!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos o carinho,aguarde que em breve, terá informações sobre o São Paulo e os outros times!!!

    ResponderExcluir

 
eXTReMe Tracker